#8 vamos juntas?

badge_post_01

So.ro.ri.da.de 

  • mulheres que se reconhecem formando um grupo na luta pelo feminismo

Etimologia

Do latim medieval sororitas.

Semana passada, enquanto pegava o metrô – linha vermelha sentido Barra Funda 18:30 – me deparei com uma situação que, se prolongasse muito, eu iria intervir.

O metrô não estava cheio, mas não havia mais lugar para se sentar. Entrei e fiquei encostada na porta, e reparei numa moça que estava do outro lado, de frente pra mim. Do meu lado, assento preferencial, estava um senhor de terno, e ele falava sozinho. Podia ter problemas, como podia estar bêbado. De qualquer forma, fiquei em alerta. Chegando perto de uma estação, ele se levanta e vai em direção a essa moça, e fica falando algumas coisas difíceis de entender. Ela, super desconfortável, só falava para ele “ir pra lá”. O metrô parou, as portas se abriram, e o homem saiu, para alívio meu e dela. Porém, enquanto aquele homem estava lá, eu só observava e pensava o que iria fazer caso ele não fosse embora. Provavelmente, eu chegaria falando “Oi!! Quanto tempo!!! Vem aqui, me conta das novidades” e iria para um canto longe daquele senhor. O grande problema é que eu sou tímida, e teria que enfrentar essa timidez para ajudar a moça. Aplicar a tão sororidade que venho lendo nos últimos tempos. Talvez, se a moça desconhecesse o significado de sororidade, poderia me achar mais louca que o homem, ou ficaria feliz e me agradeceria.

Nunca saberemos.

Esse é só um caso, nem tão absurdo assim, do que acontece com as mulheres diariamente no mundo inteiro. Essas abordagens “despretensiosas” de homens que nós não demos liberdade nenhuma para serem assim. Eu me vejo lutando todo dia para que pequenas atitudes machistas se desconstruam, tanto da minha parte, quanto da parte daqueles que estão perto de mim. É um exercício diário e lhes garanto que a gente aprende bastante, e desconstrói muitos preconceitos enraizados que a gente nem imagina ser preconceito! Na boinha? É uma delícia ser feminista!

Precisamos sim do feminismo, precisamos que os homens entendam que não somos o quê/quem eles querem. Somos nós, mulheres, que somos o quê/quem quisermos ser.

Deixo aqui o link de um movimento que cada dia que passa cresce mais ainda. Vamos juntas não só pela luta do feminismo, mas juntas por essas ruas escuras, táxis sozinhas, metrôs lotados ou ônibus vazios. Se não ajudarmos umas as outras, quem é que vai? <3

11866478_679716458828963_1443775795137181565_n

Anúncios
3 comentários
  1. Line disse:

    Essa página é MARAVILHOSA!
    Eu ando um pouco mais alerta em transporte público, pra caso alguém precise de um “Oi, quanto tempo”.

  2. BA MORETTI disse:

    amando demais esse movimento ♥

    #vamostodasjuntas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: