O mimimi do Google Reader

by @pi4nobl4ck

Comecei a usar o Reader em 2007 – dois anos após seu lançamento – e não tinha a mínima ideia de como usá-lo. A @varetinha já usava há algum tempinho e pedi alguma ajuda para entender como funcionava. Depois que entendi, foi amor a cada clicada, um amor que só crescia, que se tornava eterno.

O pessoal brincava, dizendo que uma hora o Google iria acabar com o Reader sem mais, nem menos. O primeiro susto foi o buzz, que veio só para encher o saco e deixar nosso email cheio de coisas. Sempre deixei o buzz habilitado e a única coisa que era usável do buzz eram os comentários. Ok. Algum tempo se passou, o buzz não pareceu mais ser uma ameaça, e continuamos lindos e felizes com nosso reader. Até que lançaram o Google+. De verdade, eu não senti nenhuma vontade de usar o google+, eu ainda não sinto vontade. Eu tenho é raiva. Eu não quero usar o Google+, não vejo nenhuma utilidade, é um facebook fanfarrão.

Muita gente não usava o reader como a galera do fundão. Muita gente não sabia que o reader, também era, uma rede social.  Muita gente não o usava corretamente. Muita gente matou o google reader por não saber usá-lo. Como disseram: o Google Reader foi feito para quem não usa Google Reader.

THIS!

A graça do Reader era o poder de compartilhamento dos posts de seus feeds. O poder de compartilhamento da SUA internet. Um leitor de feed nada mais é que a a internet que você usa, a internet que você lê, a internet que você vê, e o reader teve a BRILHANTE ideia de podermos compartilhar de uma forma rápida e fácil com quem nos seguia, com quem estava AFIM de ler as coisas que “shareávamos”, com quem achava interessante a “nossa” internet.

Eu queria poder dizer muitas coisas mais, mas eu estou triste. Eu fui ingênua e acreditei que o Google não iria mesmo acabar com o Reader, pelos – pequenos – protestos que rolaram, pelo poder do Reader no Irã, pelos nerds desse mundo que a única fonte de notícias e – sociabilidade da internet – durante o período de trabalho, era o reader.

Ah, ok, meus feeds continuam aqui, o layout deu uma mudada, mas eu sinto falta – muita muita falta – do botão de share, do botão de like, do botão de share with comment. PORRA. Eu já sinto falta da galerinha ali do ladinho esquerdo, dos números dos itens compartilhados pelos meus amigos sempre aumentando, das discussões que eu acompanhava, do reader da Juliana Cunha, do Inagaki, das nerdices/entreoutrascoisas dos meninos. PORRA. Achem o exagero que for, o reader sempre foi a melhor rede social do mundo e eu estou triste.

@varetinha, @zeoffline, @leooon, @suco_de_uva e @amarianarosa (faltou o @EduMelo e @Pi4noBl4ack)

1 comentário
  1. estou chorando com vigor—->até hoje.

    Ass. a sua fã de feeds.

Deixe um comentário

