Que mancada, Nikon!

A Nikon perdeu uma enorme chance de ficar calada e de me decepcionar. Não sou team Nikon, team Canon, team Sony ou team o raio que o parta, eu sou team boas fotos.

A minha primeira câmera semi profissional foi uma Canon Rebel XTi. Brincava muito com ela, mesmo sem saber usar corretamente. Quando comecei o curso, esse ano, ainda usava minha Canon, mas ela já estava ultrapassada. Investi numa Nikon D90, porque acostumei a usar da minha irmã; hoje, penso em guardar mais grana pra comprar ou uma Canon 7D ou uma 5D Mark II (porque acho muito legal falar 5D  Mark II). Brincadeirinhas a parte, a Nikon fez um belo pronunciamento em sua página no facebook que dizia algo como: quem faz o fotógrafo é o equipamento que ele usa. Ou seja, as boas fotos não surgem do olhar inusitado do fotógrafo, mas de todo o equipamento que ele investe.

~WRONG~

Como diz aquela imagem que roda pelo tumblr “não é porque você comprou uma câmera profissional, que vai fazer de você um bom fotógrafo”. A fotografia está no olhar, está por trás das lentes, está em quem aperta o botãozinho de disparo, quem pensa na foto, monta a iluminação, enfim…
Seria hipocrisia dizer que uma câmera boa não faz diferença, é claro que faz, mas isso independe da marca que ela é. Não depende se eu tenho uma sony cybershot, uma nikon, uma canon, uma leica, ou uma toy camera. O que importa, no fim das contas, é o resultado disso tudo, a emoção que aquela foto vai me passar, o processo pelo qual ela foi construída.

Há diferenças entre as lentes Nikkor, Sigma, Carl Zeiss, Canon… mas eu também posso fazer um bom estrago (no bom sentido), com qualquer uma dessas lentes. A minha criatividade e competência não depende somente do equipamento que eu uso.

Ah, Nikon, não cometa mais esse erro novamente.

Deixe um comentário

