À Deriva

Eu não sou expert em cinema e estou longe de ser. Gosto, curto, assisto, mas não venha me falar de caras como, sei lá, Win Wenders, que eu-não-vou-saber, mas tenho opiniões ora peculiares, ora idiotas a respeito de alguns filmes já vistos por mim e acho que poderia proferi-las ao mundo, por que não?

Hoje, eu queria falar sobre um filme brasileiro de um diretor que me agrada muito. “À Deriva” é o nome do longa dirigido pelo publicitário Heitor Dhalia, o mesmo de filmes como “O Cheiro do Ralo” e “Nina”.

Este drama conta a história de uma família de classe média que passa as férias numa praia paradisíaca em Búzios nos anos 80. Filipa (Laura Neiva) é a filha mais velha do casal Mathias (Vincent Cassel) e Clarice (Débora Bloch) que na sua adolescência descobre os altos e baixos de um casamento conturbado e o interesse em flertar o sexo oposto.  As cenas externas passadas na praia são da mais bela fotografia que se pode imaginar. O clima de amizade entre os adolescentes que se encontram todo verão, a relação de pai-e-filha de Mathias e Filipa e, consequentemente de seus irmãos, o drama da mãe com o alcoolismo e o tal do adultério são retratados por Dhalia de maneira mais humana e passional possível.

Vincent Cassel poderia fazer melhor, mas o que é um estrangeiro em terras brasileiras, não é mesmo? Perdôo e não deixo de amá-lo por isso. A atuação de Laura Neiva é de se supreender e espero que ela cresça nesse mundo cinematográfico brasileiro que hoje, conta com ótimos diretores, um bom elenco e ideias que não falam somente da realidade cruel dos morros cariocas.

Queria ter visto “À Deriva” assim que saiu nos cinemas, em 2009, mas não sei por que raios, só fui assistir agora no Telecine Premiun. Enfim, recomendo. :)

Deixe um comentário

